Petrobras deve iniciar programa de reduo de custos em 2013

23 de outubro de 2012

A presidente da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster, anunciou nesta quinta-feira (18) as etapas de implementação do Programa de Otimização de Custos Operacionais (Procop), que busca identificar oportunidades de redução de custo nas operações da companhia. De acordo com a Petrobras, foram identificadas 28 oportunidades de otimização com potencial de redução de custos. A expectativa é que as metas do Procop sejam divulgadas em dezembro e que a implementação das iniciativas identificadas ocorra a partir de janeiro de 2013.

Graça Foster explicou que as ações do Procop visam a alcançar três objetivos principais: no plano financeiro, aumentar a geração de caixa no horizonte do Plano de Negócios 2012-2016; no plano operacional, aumentar a produtividade de suas atividades a partir de benchmarks internos e externos; e no plano organizacional, reforçar modelo de gestão voltado para a eficiência em custos.

O programa inclui as atividades no Brasil, nas áreas de exploração e produção, abastecimento e gás e energia, processos de suporte às operações, como suprimento de materiais, estoque de peças e combustíveis e tecnologia da informação. Segundo a companhia, a operação tem potencial para gerar ganhos de otimização, priorizando de atividades, produtividade e redução dos custos unitários.

Segundo Graça Foster, a etapa atual do programa foi iniciada em junho com conclusão prevista para dezembro próximo, quando serão consolidadas as metas. Do total de R$ 199 bilhões que constituíram a base de custos do produto vendido e despesas operacionais da companhia em 2011, a parcela de gastos gerenciáveis foi de R$ 63 bilhões divididos em três grupos: operacional, gestão e suporte.
 

Fonte: G1

[voltar]

CJF Consultoria Empresarial Ltda  |  Fone: 54 3218.6400  |  Fax: 54 3218.6439  |  Rua Coronel Camisão, 361  |  Centro  |  Caxias do Sul  |  RS